terça-feira, 9 de novembro de 2010

Introdução aos sistemas e tecnologias de informação

Tecnologia da Informação


TI pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, estão ligadas às mais diversas áreas, que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.


Sistemas de Informação


Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.



Diferença entre dados e informações

Dados são elementos ou valores discretos que vistos isoladamente não têm por si só qualquer valo
Os dados são quaisquer registros ou indícios relacionáveis a alguma entidade ou evento. Informação não processada ou unidade de registro de conjunto (banco de dados).

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.



Bit, kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte

Byte é confundido com bit. É um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

Kilobyte é uma unidade de medir a memória de computador, o espaço de disco ou o tamanho de documento. Aproximadamente o kilobyte é mil bytes. Fala sobre o kilobyte de exatidão é 1.024 bytes. Abreviado como K, KB, Kilobytes, o kilobyte é somente uma expressão usada para descrever a capacidade de armazenamento ou o montante de dados. Contudo o kilobyte muitas vezes é previsto como 10 ao 3o poder.

Megabyte (MB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 Bytes  ou a 220 = 1 048 576 Bytes, dependendo do contexto. De forma a evitar esta ambigüidade, foi recentemente introduzido o múltiplo Mebi que permite a utilização do termo Mebibyte para designar a quantidade de informação correspondente a 220 Bytes.

Gigabyte (símbolo GB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 000 bytes ou a 230 = 1 073 741 824 Bytes ou 1024 Megabytes (Mb), dependendo do contexto. De forma a evitar esta ambiguidade, foi recentemente introduzido o múltiplo Gibi que permite a utilização do termo Gibibyte para designar a quantidade de informação correspondente a 230 Bytes.

Terabyte equivale a 1024 GB (1TB). Analogamente a uma unidade de medida, o byte e seus múltiplos operam como quantificadores de uma massa de dados em um computador ou sistema computacional.
O tebibyte é o correspondente binário do terabyte, representando a quantidade de 999.501.334.220.456 bytes ou 930 gibibytes.


 Áreas de aplicação das TI

 Para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se abrangendo diversas áreas:

 Burótica: designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos.

 Telecomunicações: serviço de transmissão de informação à distância, que envolve a integração de sistemas.
 Telemática: conjugação de meios informáticos, com meios de comunicação à distância.

 Robótica: área que estuda o desenvolvimento de sistemas electomecânicos(robôs), nas quais intervêm meiso de processos informáticos.
 CAD: projecto ou desenho realizado com a ajuda do Computador, em software específico.
 CAM: sistemas de fabrico controlados por Computador.


 Hardware e software

Hardware, circuitaria, material ou ferramental. É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware

Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.


Software de Sistema

Um programa, desde sua criação em uma linguagem de alto nível, é manipulado por um grande conjunto de outros programas que traduzem seu código para linguagem de máquina e controlam sua execução no computador. Este conjunto de programas recebe a denominação genérica de software de sistema.

Software de Aplicação

São todos o programas de computador que possibilitam a realização de variadas tarefas (em relação a diversa áreas) por parte do utilizador.

        Exemplos de Software de Aplicação :
           
              Microsoft Word (processamento de texto);
              
              PaintShop Pro (tratamento de imagem);
              
              Tomb Raider, Tetris, etc (jogos);
               

 

Um comentário: