Diferentes Tipos de Sistemas de Informação
Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível na organização.
Sistemas Nível Operacional
Dão apoio aos gerentes organizacionais no acompanhamento de actividades e transacões elementares da organização.
O principal objectivo de sistemas neste nível é responder a questões de rotina:
Quantas peças existem no stock?
O que aconteceu com o pagamento do Sr Manuel?
O principal objectivo de sistemas neste nível é responder a questões de rotina:
Quantas peças existem no stock?
O que aconteceu com o pagamento do Sr Manuel?
Sistemas Nível Conhecimento
Dão apoio aos knowledge workers e data workers de uma organização.
O propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios.
São as aplicações que mais crescem nos negócios actuais.
O propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios.
São as aplicações que mais crescem nos negócios actuais.
Sistemas Nível Gerencial
São projetados para a monitorização, controle e apoio à tomada de decisão de actividades administrativas dos gerentes intermédios.
Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações.
Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações.
“Qual seria o impacto nos cronogramas de produção se dobrassemos as vendas no mês de dezembro?”
Sistemas Nível Estratégico
Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente.
Esses sistemas frequentemente respondem questões:
Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?
Que produtos deveriam ser produzidos em 5 anos?
Quais são as tendencias de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa?
Evolução no Processo de Gestão
1950 - SI: Sistemas Operacionais
1970 - SI: Sistemas Gerenciais
1980 - SI Sistemas Estratégicos
Actualmente - SI ajudam a criar e disseminar conhecimento e informação pela organização.
1970 - SI: Sistemas Gerenciais
1980 - SI Sistemas Estratégicos
Actualmente - SI ajudam a criar e disseminar conhecimento e informação pela organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário